Como se pratica o Budismo de Nitiren Daishonin?

A prática se resume à recitação do Gongyo (prática complementar) e do Daimoku (prática principal) pela manhã e à noite

Gongyo é a recitação do capítulo Hoben (Meios) e do trecho Jigague do capítulo Juryo (Revelação da Vida Eterna do Buda), considerados os mais importantes entre os 28 capítulos do Sutra de Lótus.

Recitar Daimoku é o mesmo que recitar Nam-myoho- rengue-kyo, que significa “Devotar a vida – Lei Mística – Causa e Efeito – Eternidade da Vida”, por repetidas vezes. “Myoho-rengue-kyo” é a tradução do título do Sutra de Lótus (“Saddharma-pundarika Sutra” em sânscrito) para o chinês, feita por Kumarajiva. E “nam” deriva do sânscrito “namus”, e significa “devoção”. Quando for recitar, pense em algo que deseja concretizar. Ao recitarmos Nam-myoho-rengue-kyo, nos conectamos com a Lei Mística que rege o universo, que é a Lei da Causa e Efeito. Neste exato momento, estimulamos em nós o Estado de Buda, além de entrar em sintonia com as forças em equilíbrio do universo. Assim, criamos força para lutarmos por nossos objetivos, além de atrair “boa sorte”.

buda1Começa-se com o Gongyo (capítulo Hoben e trecho Jigague) e logo em seguida o Daimoku (Nam-myoho-rengue-kyo). A recitação deve ser feita de olhos abertos, com a postura ereta, sentado em uma cadeira ou no chão, com as mãos juntas na altura do peito. Se ainda não tem o gohonzon, deve-se recitar olhando para frente, em uma parede em branco, ou escreva seu desejo em um papel e o coloque na parede. Não devemos ter uma postura de pedinte, mas de realizadores, agradecendo mentalmente o que temos hoje e o que queremos receber com forte determinação. Enquanto recita, a voz deve ser alta e clara, de modo a sentir a vibração das vogais em seu corpo. O ritmo deve ser rápido, mas para começar, podemos fazer lentamente para entender a pronúncia.

Você pode começar recitando o Daimoku por cinco minutos, e aumentar gradualmente. Não há um tempo limite estabelecido, vai de cada um. Mas já ouvi veteranos dizendo que o Nam-myoho-rengue-kyo é como um combustível. Se você quer ir até Campinas, usa um tanto de combustível. Se quer ir ao Japão, usa bem mais. Para onde você quer ir? Qual o tamanho do seu desejo? Esse é o tempo que você deve recitar.

Existem dois tipos de benefícios que se manifestam com a prática budista:

Visíveis – que muitas vezes parecem milagres, mas não são! É apenas a reação do seu meio ambiente à sua mudança de vibração. Ex.: Uma oferta de emprego, uma quantia em dinheiro que você precisava, uma oportunidade de estudos, um presente inesperado etc.

Invisíveis – são as mudanças internas que ocorrem no indivíduo devido à prática budista. É a sua Revolução Humana! Ex.: calma, autoconfiança, bom senso etc.

Experimente recitar o Gongyo e o Daimoku. Certamente em pouco tempo a prática te mostrará resultados. Se dê essa oportunidade e desafie-se 😉

San

Tradução do Gongyo

 

Para treinar, o Gongyo em ritmo lento

 

Anúncios

12 pensamentos sobre “Como se pratica o Budismo de Nitiren Daishonin?

  1. Pingback: História do Budismo e suas escolas | Ser Budista

  2. GOSTARIA DE PERGUNTAR SE EU POSSO ME DIRIGIR AO GOHONZON ÀS 17:00HS PARA REALIZAR O GONGYO NOTURNO? E ÀS 17:00HS MESMO CUMPRIMENTÁ-LO DANDO BOA NOITE? EU PERGUNTO POR QUE JÁ OUVI FALAR QUE PARA O GOHONZON, É CONSIDERADO NOITE A PARTIR DAS 16:3HS. PRECISO DESTA CONFIRMAÇÃO.

    • Olá, Fabio! A coisa mais importante para se entender no Budismo de Nitiren é que o Gohonzon para o qual nós oramos é aquele que está dentro de nós, e não exatamente o pergaminho a que nos dirigimos. Ele é apenas um meio para termos esse contato. Sendo assim, o que vale é o horário do seu coração. A ideia de fazer um gongyo pela manhã e outro pela noite é para que você comece e termine o dia renovado de força. Então se você tem um ritmo diferente da maioria das pessoas e vai dormir às 17h30, por exemplo, sim, você pode fazer seu gongyo nesse horário. Mas faça com carinho e gratidão, isso é essencial! Abraço!

    • Olá, Regina! O juzu não é um elemento obrigatório no Budismo de Nichiren. Algumas pessoas usam, outras não. Eu não uso. Sendo assim, vc pode usar. O que não é recomendado, por exemplo, é usar uma reprodução de gohonzon. Não sendo convertida, vc deve fazer a oração olhando para uma parede branca. Mas seria interessante participar de uma reunião, vc já participou? Recitar com outras pessoas dá uma força muito grande!
      Abraço! 😉

  3. Estou em curitiba bairro tatuquara onde posso ir em reuniões pois fui 3 vzs amei prático daimoko sos. Pois me mudei e não achei mais salas de reuniões. Me ajudem

    • Bom dia, Gomes! Sugiro você entrar em contato com a BSGI de Curitiba e pedir que eles indiquem uma comunidade para você visitar 🙂
      Rua Antonio Meirelles Sobrinho, 540, Cajuru
      Curitiba – Paraná – 82900240
      Telefone: (41) 3366-9973

  4. Pingback: Dai-Gohonzon – Ser Budista

  5. olá, nao sou convertida do budismo, posso recitar o Daimoku mesmo assim?
    Tenho muito interesse no budismo nitiren, gostaria de me converter, sou de Porto Alegre, saberia me informar onde busco isso? se tem alguma escola ou algo do tipo. Se puder me mandar informações claras ficaria muito grata!! meu email: sharon_2019@hotmail.com.

    • Olá, Sharon! Pode sim. Aliás, essa é a melhor maneira de você conhecer o budismo, antes de decidir se converter. Durante uns três meses, até eu decidir me converter, eu pratiquei recitando com esse vídeo que postei. Na hora do daimoku, que é quando você recita o Nam-myoho-rengue-kyo, como você ainda não terá um gohonzon, você deve recitar olhando para frente, em uma parede em branco. Nunca para uma imagem de um gohonzon do computador, por exemplo.
      O ideal é sempre praticar com um grupo, ou pelo menor ter a orientação de um membro que more perto de você. Assim fica mais fácil pra você tirar suas dúvidas também. Na página da BSGI tem os telefones de todas as regionais. Ligue para a da sua cidade e diga que você está interessada, com certeza eles vão te indicar alguém bem perto da sua casa. Quem sabe seu vizinho não pratica? Boa sorte! 😀
      http://www.bsgi.org.br/quemsomos/ccultesedes/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s