Desafiando os objetivos em 2015!

EscrevendoO começo de um novo ano é um período também muito especial para os budistas. Como tantas outras pessoas, nesse período nós avaliamos o que foi feito no ano anterior e renovamos nossos objetivos para o próximo ciclo. A diferença entre aqueles que apenas escrevem seus desejos num papel para abri-lo no ano seguinte e nós é que não escrevemos apenas “desejos”, mas objetivos, e lembramo-nos deles a cada dia, nos propondo mudanças para alcança-los.

O Budismo de Nitiren Daishonin nos lembra de que apenas nós somos responsáveis pela conquista ou não de nossos objetivos. Ou seja: não colocamos a culpa ou responsabilidade em algum ser fora de nós caso não conquistemos o que queremos. Pra ser mais clara, os budistas não acreditam que as coisas são definidas por “vontade divina”, para o bem ou para o mal, mas pela Lei de Causa e Efeito.

Recitar o Daimoku (Nam-myoho-rengue-kyo) a cada dia nos coloca em contato com nossa essência de Buda e nos lembra que somos capazes de atingir nossos objetivos e os únicos responsáveis por isso. Enquanto recitamos e na nossa vida diária de budistas, reavaliamos nossas ações, sempre procurando nos aprimorarmos. Assim, somos colocados [nos colocamos] em contato e no caminho daquilo que almejamos.

Objetivos para 2015
Avalie quais são seus objetivos para 2015. Podem ser vários, mas eleja um ou dois que se pareçam mais desafiadores e escreva-os com detalhe em um papel. Quanto de esforço será necessário para atingir tais objetivos? Converta isso para Daimoku. Quanto você considera o equivalente para conquistar tal objetivo?

100 mil? 200 mil? 500 mil? Um milhão de Daimokus?

Só você sabe qual o esforço deve ter para atingi-lo.

– Recite Daimoku por um minuto e veja quantos foram recitados nesse tempo [60, por exemplo].

– Agora divida o número de Daimoku escolhido (100 mil, por exemplo), pela quantidade por minuto e veja quanto tempo será necessário para recitar o total. [100.000/ 60 = 1666 minutos]

– No final, você terá uma média diária para recitar Daimoku. [No nosso exemplo deu 5 minutos por dia em um ano, que é bem pouquinho, então pode aumentar o desafio rs]

– Registre a cada dia em um caderninho o quanto você avançou. E esforce-se no seu dia a dia para alcançar seu objetivo!

Parece complicado, mas não é. No fim, a alegria de ver seus objetivos sendo conquistados lhe dará mais força para aumentar seu desafio no próximo ano!

E ai, tem coragem de se desafiar a vencer em 2015?

San

Anúncios

3 pensamentos sobre “Desafiando os objetivos em 2015!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s