Nitimoku Shonin

Mesmo quando nos dispomos a conhecer uma nova crença, é difícil se abrir totalmente logo de imediato, recitando todos os mantras ou orações e citando nomes e palavras que não conhecemos.

Assim também foi comigo em relação ao budismo de Nitiren 🙂

Por isso decidi colocar no blog pequenos textos explicando as orações silenciosas que fazemos ao final do gongyo, já que, na verdade, é mais importante manifestarmos nossa real gratidão enquanto oferecemos as orações do que simplesmente ler o seu conteúdo de maneira ritual.

Espero que ajude em suas buscas!

Oração aos Três Mestres

A terceira parte deste trecho diz:

Ofereço minhas sinceras orações a Nitimoku Shonin pelos benefícios conquistados.

Nitimoku Shonin nasceu em 1260. Sua mãe era a irmã mais velha de Nanjo Tokimitsu, um dos principais discípulos de Nitiren Daishonin. Desde a infância ele demonstrou forte inclinação aos estudos. Aos 13 anos, ingressou no templo Sotozan, da seita Shingon. Naquela época, os templos serviam não somente para treinar sacerdotes como também para educar os filhos das famílias de samurais, como era o caso dele. Foi nesse mesmo local que, em 1274, conheceu um sacerdote de 28 anos chamado Nikko Shonin e tornou-se seu discípulo. Nessa época, Nikko já era discípulo de Nitiren Daishonin. Dois anos depois, ele deixou sua família e partiu para Minobu, onde conheceu Nitiren Daishonin.

Nitimoku desenvolveu-se brilhantemente como debatedor e grande propagador do budismo. Afirma-se que tenha sido o primeiro dos discípulos de Daishonin a advertir um imperador. Em 1282, aos 22 anos, Nitimoku demonstrou todo o seu potencial quando Nitiren Daishonin foi desafiado para um debate pelo eminente bonzo Nikkaido Issehoin, da seita Tendai, acompanhado de mais de quarenta adeptos. Devido à doença do mestre, os discípulos próximos a Daishonin procuraram afastar os intrusos. No entanto, Daishonin aceitou o desafio e encarregou Nitimoku do debate, que derrotou totalmente seus oponentes.

No final de sua vida, Nitiren Daishonin designou Nikko Shonin como seu legítimo sucessor.  Após o falecimento de Daishonin, apesar de jovem, aos 22 anos Nitimoku foi designado como um dos guardiões de seu túmulo. Mas, inesperadamente, os bonzos seniores começaram a agir traiçoeiramente, e acabaram criando cada qual sua própria seita.

Sentindo um profundo respeito por Nikko Shonin que se levantou para  proteger o ensino de Nitiren Daishonin, Nitimoku jurou devotar-se ao novo mestre. Ele sabia que esta era a única forma de garantir a pureza do Budismo Nitiren para o futuro. Em reconhecimento por sua abnegada dedicação como discípulo, no dia 10 de novembro de 1332, no templo Mieido, Nikko Shonin transferiu todos os ensinos de Nitiren Daishonin a Nitimoku Shonin, tornando-o terceiro sumo prelado. Esse fato ocorreu alguns meses antes de seu falecimento.

BudismoAo longo de sua vida, Nitimoku construiu templos e também uma escola de estudos budistas. Realizou, também, mais de 42 viagens a Kamakura e Quioto a fim de advertir as autoridades governamentais. Idoso, em uma época em que o Japão passava por conflitos políticos relacionados ao poder do governo, Nitimoku Shonin assumiu sozinho um solene esforço de realizar o princípio de Rissho Ankoku, a paz na Terra por meio da propagação da Lei, buscando, assim, atender aos anseios de Daishonin e Nikko Shonin, dedicando sua vida ao supremo caminho de mestre e discípulo. Em 15 de novembro de 1333, durante uma viagem cujo objetivo era encontrar a corte imperial para  aconselhá-la a aceitar o ensino de Daishonin, Nitimoku faleceu aos 74 anos, após recitar pela última vez o Gongyo.

San

Anúncios

4 pensamentos sobre “Nitimoku Shonin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s